Manual basico de Manutenção
Este material foi feito com a intenção de ajudar na manutenção de Primeiro Escalão, caso o material não atenda suas necessidades, deixe nos comentários.
Exemplo de comentário: Preciso do esquema elétrico do limpador de para-brisa do caminhão VW Worker 15-180.
Informo ainda que todos os usuários podem cooperar e ajudar na construção do material, pode mandar arquivos de manuais, fotos e vídeos para que possamos montar um bom acervo de pesquisa.
Caso alguma informação esteja incoerente, mande um e-mail ou mensagem informando para que possamos corrigir e manter as informações mais atualizadas possíveis.
Sopa de letras
As embalagens dos óleos trazem uma série de informações, algumas compreensíveis, outras totalmente enigmáticas. Vamos resumir as principais delas.
API (American Petroleum Institute), JASO (Japanese Automobile Standards Organization) e ACEA (Association des Constructeurs Européens d'Automobiles) são as três entidades licenciadoras de lubrificantes mais conhecidas para motos.
A API classifica os seus níveis de performance para motores de ciclo Otto (a combustão por centelha) como "S". Actualmente, o nível API mais elevado é o SL. A ACEA determina a letra "A" para motores de ciclo Otto. Neste momento, o nível ACEA mais elevado para gasolina é "A3".
A JASO - Japanese Automobile Standards Organization - define especificação para a classificação de lubrificantes para motores a dois tempos (FA, FB, e FC, em ordem crescente de desempenho). Para motores a 4 tempos com embraiagem em banho de óleo MA, para ebraiagem a seco MB.
SAE - Society of Automotive Engineers
É a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidade e não levando em conta os requisitos de desempenho. Apresenta uma classificação para óleos de motor e outra específica para óleos de transmissão.